Road Tunnels Manual
As tarefas de operação (operação, manutenção, etc.) podem ser consideradas semelhantes num vasto conjunto de túneis, mesmo que a organização interna das entidades responsáveis varie de país para país e que as tarefas possam ser desenvolvidas pelo operador ou por outras entidades. Nalguns casos, o pessoal necessário é gerido por uma única organização. Noutros casos, as tarefas de operação podem ser partilhadas por várias organizações públicas e privadas. O dono do túnel ou a administração rodoviária podem, por exemplo, confiar a totalidade da construção e da operação do túnel e/ou tarefas operacionais específicas (por exemplo, as tarefas de manutenção podem ser entregues a subempreiteiros) a organizações públicas ou privadas diferentes.
As medidas planeadas para a gestão de incidentes podem diferir, consoante as regulamentações nacionais e os requisitos locais específicos a cada túnel. Em consequência, a organização do operador e da polícia de trânsito podem ser diferentes, dependendo do contexto local.
Embora o contexto varie em grande medida de um país para outro, regra geral, a estrutura da operação está organizada em três grupos principais:
Nalguns casos, os serviços de intervenção de emergência fazem parte do pessoal da operação).
O capítulo 4, "Pessoal operacional: tarefas e instalações" do Relatório Técnico 2007R04 refere detalhadamente a organização da operação.