Manuel des tunnels routiers

Vous êtes ici

6.5. Pé direito

O pé direito mínimo acima das faixas de rodagem é, pelo menos, igual à altura (de base) máxima dos veículos pesados de mercadorias autorizados a circular na estrada, com espaço adicional para permitir os movimentos dos veículos devido a irregularidades do pavimento e do veículo.

O pé direito mínimo depende da altura máxima dos veículos pesados de mercadorias e varia de país para país. Na maioria dos países europeus, a altura máxima dos veículos pesados de mercadorias é de 4,0 m; alguns países permitem valores mais elevados (Reino Unido, EUA): ver tabela 7.1 no Capítulo 7 "Altura livre" do Relatório 05.11.B

Na União Europeia, a altura máxima dos veículos pesados de mercadorias é de 4,00 m, embora as convenções de Genebra permitam um máximo de 4,3 m. Se se acrescentar uma margem de 0,20 m a estas alturas máximas para se absorver os movimentos verticais dos veículos pesados de mercadorias, os pés direitos mínimos exigidos são de 4,20 m (4,50 m).

Acima destas alturas mínimas, é necessário um espaço suplementar para que os condutores de veículos pesados de mercadorias se sintam confortáveis. Esta margem de conforto está relacionada com a distância ao objeto. A altura mínima acrescida da margem de conforto dá a altura livre. Se se considerar um valor de 0,30 m para a margem de conforto, a altura livre é de 4,50 m (convenção de Genebra 4,80 m, Reino Unido 5,35 m, EUA 4,90 m nas autoestradas, 4.30 m noutras estradas).

Com vista a evitar danos nos equipamentos instalados acima da faixa de rodagem, causados por lonas soltas, por exemplo, aplica-se frequentemente uma margem adicional.

Por fim, deve ser prevista uma margem suplementar por causa de deficiências de construção, curvatura do teto e eventuais repavimentações: ver Capítulo 7 "Altura livre" do Relatório 05.11.B and e Capítulo 7.8 "Espaços livres" do Relatório 05.12.B.

O caso particular da geometria dos túneis urbanos de altura reduzida é tratado separadamente, uma vez que estes estão, normalmente, reservados a carros e a algumas categorias restritas de veículos comerciais ligeiros.

Foi elaborado um estudo completo para o caso francês, disponível no artigo "Geometrias dos túneis urbanos de altura reduzida" (Routes/Roads 288 - 1995) que implica os seguintes pontos específicos devido à presença predominante de carros:

  • declives : limites superiores são possíveis: § I.3, p 40
  • distância entre nós: § II.1, p 41
  • definição da altura: § II.3, pp 43-44
  • traçado horizontal e lateral: § III.1, pp 45-46
  • perfil transversal: § III.2, pp 46-50
Références

No reference sources found.