Manuel des tunnels routiers

Vous êtes ici

7. Infraestruturas específicas necessárias à operação e à segurança

Complementarmente ao perfil transversal básico e à geometria de traçado exigidos para a circulação de veículos, a maioria dos túneis dispõe de infraestruturas específicas para responder às exigências da exploração/operação e de segurança do ambiente do túnel.

As saídas de emergência são disponibilizadas em todos os túneis, exceto nos mais curtos, de forma a permitir que os utentes dos túneis procedam à evacuação, a pé, do espaço reservado à circulação, para um sítio seguro. Na Secção Saídas de emergência são apresentados os diferentes tipos de saídas de emergência para peões. Estas saídas incluem interligações e passagens entre tubos, refúgios em que os utentes possam estar em segurança durante uma emergência, e galerias de segurança (passagens) construídas ao longo dos tubos de circulação rodoviária ou sob a faixa de rodagem e ligadas ao exterior.

Na Secção Infraestruturas para os veículos são apresentadas as infraestruturas destinadas aos veículos. Estas infraestruturas incluem áreas de estacionamento, galerias de viragem, bem como galerias que permitem a passagem de veículos de um tubo para outro. Estas infraestruturas têm como função fazer face a situações como avarias de veículos ou permitir que os veículos façam meia volta ou passem para um tubo adjacente, o que poderá ser útil no caso das obras de manutenção, para as manobras de veículos de emergência durante um incidente ou para a gestão de tráfego na sequência de um acidente.

A Secção Nichos de segurança aborda os aspetos relativos à geometria dos nichos de segurança, situados em intervalos regulares ao longo das paredes do túnel. Estes nichos e refúgios permitem que os ocupantes de um veículo avariado se afastem da faixa de rodagem e minimizem o risco de serem atingidos pelos veículos em circulação.

As obras de drenagem são importantes para minimizar a dimensão de poças que de outra forma se poderiam formar pelo eventual derrame do conteúdo de um camião cisterna ou durante a operação de rotina de lavagem das paredes. Na eventualidade de um derrame de líquidos inflamáveis, o sistema de drenagem pode ter um impacto importante na dimensão do incêndio que possa daí resultar. A Secção Drenagem nos túneis descreve outras infraestruturas que podem ser disponibilizadas no interior ou nos portais dos túneis.

A Secção Outras infraestruturas descreve outras infraestruturas que podem ser disponibilizadas no interior ou nos portais dos túneis.

Contribuições

Este Capítulo foi escrito por Robin Hall (Reino Unido).

Maria Dourado e Leonor Silva (Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Portugal) efetuaram a tradução para português e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) verificou e validou a tradução.

Références

No reference sources found.